Tempo de leitura: 5 minutos
Manter as unhas limpar e bem-feitas não é somente algo importante para a boa aparência e apresentação.
Você saiba que unhas sujas ou malfeitas podem ocasionar diversos problemas para a saúde?
Algumas dicas para cuidar das unhas das mãos e dos pés
Que tal, então, dedicar um tempinho para dar atenção às unhas dos pés e das mãos?
Aposte em tratamentos que são verdadeiros SPA’s de mãos e pés. Neles, essas regiões são limpas de forma adequadas e recebem cuidados especiais, como: imersão, massagens, estimulações, hidratação.
Dê o carinho e a consideração que as suas unhas precisam!
- Problemas de saúde
Sim, os perigos de não manter as unhas dos pés e das mãos limpas vão de micose até infecções e problemas gastrointestinais. A sujeira que se acumula debaixo das unhas pode dar origem a microrganismos que se proliferam e formam micoses.
Essas micoses, causadas por fungos, costumam enfraquecer as unhas, deixando-as mais fracas. Com isso, as unhas podem lascar e se quebraram, causando dor ou até mesmo mau cheiro – além da má aparência.
Deixar as unhas das mãos e dos pés malfeitas também é um problema. Isso porque qualquer corte errado nas cutículas ou mesmo na pele pode se transformar em um machucado.
Esses machucados entram em contato com o meio ambiente e diversos produtos que manipulamos ou pisamos no dia a dia dando origens a infecções.
Essas infecções costumam ser bastante doloridas e para serem sanadas precisarão de um profissional especializado para arrumar toda a confusão!
Se a infecção correr nas unhas dos pés, fica difícil até mesmo calçar sapatos mais fechados, tamanha é a dor que causam
Você sabe o que precisa para manter as unhas limpas?
Então, para manter as unhas limpas e sempre bem-feitas, siga as dicas a seguir:
– Limpeza
Lave todos os dias as mãos e os pés com produtos antibacterianos – que impediram a instalação de bactérias e outros organismos nas unhas.
Se as unhas das mãos e dos pés não foram feitas por um profissional, limpe qualquer vestígio de esmalte. Esmalte envelhecido nas unhas podem atrair microrganismos nocivos, além de deixar a aparência muito feia e desleixada.
– Corte
Além de manter as unhas limpas é importante cortá-las. Unhas muito compridas atrapalham as tarefas do dia a dia e podem nos machucar.
Além disto, quanto maiores as unhas, maior a chance de acumular microrganismos embaixo delas, que podem resultar em micoses e outros problemas.
Mantenha sempre as unhas curtas ou em tamanho médio. Se gosta de unhas lindas, tudo bem, mas é preciso sempre fazê-las com um profissional, semanalmente.
Não se esqueça também de cortá-las com cuidado para não machucar as cutículas ou os dedos.
– Lixar
Unhas mal lixadas são sinais de desleixo. Depois de cortá-las é sempre recomendado apará-las com uma lixa.
– Esmaltação
Os esmaltes não são proibidos, mas de acordo com alguns dermatologistas, uma vez ou outra é recomendado deixar as unhas limpas e sem esmaltes para que elas “descansem” do produto químico.
Isso irá proteger as suas unhas e deixá-las mais fortes. Então, a dica é escolher uma semana para deixar as unhas bem-feitas, mas ao natural.
– Cutículas
Além de manter as unhas limpas é preciso deixar as cutículas também em dia. Se você tem o costume de removê-la, não tem problema.
Porém, é recomendado que elas fiquem por um tempo emergidas em água e sabão, para que nenhuma sujeira adentre nos dedos na hora de removê-las. Também é preciso cuidado para remover as cutículas. Cortes podem favorecer a entrada de microrganismos que causam micoses e infecções.
Procure também manter as cutículas hidratadas. Isso as deixam mais bonitas e fortes.
Doenças que podem ser causadas por unhas sujas
Para reforçar a importância de manter as unhas limpas, veja a seguir as principais doenças que atingem essa parte do corpo, sintomas e como tratar:
– Micose
São causados por microrganismos que começam a se alimentar da queratina – principal elemento da unha. Os sintomas são unhas lascadas, esbranquiçadas e que se rompem com facilidade, além de mau-cheiro.
O tratamento é feito com a limpeza constante das unhas e uso de antibióticos orais e tópicos.
– Infecções
São geralmente causadas por cortes nas cutículas ao se fazer as unhas. Os sintomas são inchaços na região, sangramentos e dor.
O tratamento pode ser feito à base de medicações orais e tópicas, além da limpeza constante das unhas.
Podem aparecer de baixo da unha e os sintomas são manchas verdes, amarelas ou castanhas. Ainda podem aparecer no topo da unha, junto a cutícula.
Deixar as unhas sujas podem favorecer o aparecimento dessa doença – que é mais comum nas unhas dos pés, já que passam mais tempo cobertas.
O tratamento consiste no uso tópico ou oral de medicamentos.
– Problemas gástricos
Isso mesmo! Seu sistema digestivo pode ser atacado se você não manter as unhas limpas.
Isso acontece porque a maioria das pessoas levam as mãos à boca várias vezes ao dia. Se as suas unhas estiverem sujas e com microrganismos nocivos debaixo delas, estes podem ir diretamente para o estômago.
Os sintomas vão de má digestão até dores e diarreia. O tratamento depende do órgão que foi atingido pelos microrganismos das unhas. Então, fique atento!
Clique AQUI e agende sua avaliação gratuita agora! 🙂