Tempo de leitura: 2 minutos
Como a Linhaça Pode te Ajudar?
Hoje em dia, a linhaça, sob a forma de semente ou de farinha, pode ser encontrada em diversos alimentos, como, biscoitos tipo cookie e cream cracker, pães e barras de cereais. Existem duas variedades de linhaça disponíveis no mercado, a dourada a marrom, e as pesquisas não apontam grandes diferenças entre elas, no que se refere à composição química. Quanto ao custo, por se adaptar a locais mais quentes e úmidos, igual ao Brasil, a linhaça marrom tende a ser mais barata.
Ela é uma ótima fonte vegetal de ácido graxo ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que não é produzida pelo organismo; e é exatamente por isto que precisa ser obtida através da dieta. Entre os benefícios proporcionados pelo ômega-3 tem-se a possibilidade de redução do triglicérides, diminuição da pressão artéria, melhora da saúde cardiovascular e da resposta imunológica.
As fibras também fazem parte da composição da linhaça. O bom, é que ela apresenta tanto as fibras do tipo solúvel, que promovem a saciedade e colaboram com o controle da glicemia e do colesterol sanguíneo, quanto fibras insolúveis, responsáveis por regular o trânsito intestinal, evitando, assim, a constipação. A linhaça também é formada por flavonóides, um antioxidante que previne o envelhecimento celular, e auxilia no combate a formação de placas de gorduras arteriais e tem algumas ações anti-inflamatórias.
A linhaça pode ser considerada um alimento funcional, já que auxilia a manutenção e melhora da saúde. Deve, sim, ser incorporada a dieta, mas para tal, deve-se procurar o nutricionista, profissional capacitado para montar uma alimentação balanceada, indicando a quantidade ideal de linhaça, prevenindo os excessos e o desequilíbrio de nutrientes.
Referências
BARROSO, A.K.M. et al. Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio. Ciência Rural, v.44, n.1, p.181-187, 2014.
CUPERSMID, L. et al. Linhaça: composição química e efeitos biológicos. e-Scientia, v.5, n.2, p.33-40, 2012.
—————————————————————————————————————————–
Dra. Natália de Almeida – CRN 41991/P
Quer saber mais, tirar dúvidas e reeducar sua alimentação? Natália de Almeida está à disposição na unidade Campinas, às 2ª e 3ª feiras.
Site: http://www.fisest.com.br/
Youtube:https://www.youtube.com/c/fisestcentroespecializadoemest%C3%A9ticaholambra
Google Plus:https://plus.google.com/u/2/b/101387302950925218216/+fisestcentroespecializadoemest%C3%A9ticaholambra/posts
Facebook: https://www.facebook.com/Fisest
Twitter: https://twitter.com/fisest
Instagram: http://instagram.com/fisest
Tumblr: http://fisest.tumblr.com/